Tabela de números

Introdução: Ole Skovsmose propõe o trabalho com projetos:

Na década de 1980, surge o movimento da educação matemática crítica, que se preocupa sobretudo com os aspectos políticos da educação matemática. em outras palavras, o questionamento era pautado por perguntas como: a quem interessa que a educação matemática seja organizada dessa maneira? para quem deve estar voltada? o trabalho de ole skovsmose, entretanto, tem como centro a questão da democracia. o autor dessa obra nos alerta que se a perspectiva democrática não estiver presente na educação matemática, esta será apenas uma domesticadora do ser humano em uma sociedade cada vez mais impregnada de tecnologia. ole skovsmose propõe o trabalho com projetos - também conhecido como modelagem na educação matemática, a partir do trabalho inicialmente desenvolvido por rodney bassanezi - como uma possível saída para que a questão democrática se apresente na sala de aula.

Modelagem Matemática, é a arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos, resolvendo-os e respondendo-os na linguagem da realidade.

Observemos uma interessante e antiga tabela de números:









Concentremo-nos em um retângulo destacado da tabela. Se os números nos cantos do retângulo são indicados por a, b, c, d, é possível calcular o valor de F determinado por: F = ac - bd

Não depende do valor de n...





O exemplo é inspirado no livro "DESAFIOS DA REFLEXÃO em educação matemática crítica", de Ole Skovsmose, 2ª edição, Papirus -2008.

Como resultado de sua atuação no campo da educação matemática crítica, Ole Skovsmose reuniu nessa obra cinco artigos que discutem questões centrais do processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de criar oportunidades para o envolvimento dos estudantes, o autor trabalha com o conceito de cenários para investigação.